0

Vacinas Anti-Dengue: Nísia afirma que compraríamos mais se pudéssemos

Avatar

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou na sexta-feira (9.fev.2024) que o Ministério da Saúde comprou todas as doses disponíveis da vacina contra a dengue. O governo espera receber cerca de 712 mil doses no primeiro lote e 6,6 milhões ao longo do ano. Durante o início da vacinação pública no Distrito Federal, a ministra afirmou que se houvesse mais doses disponíveis, o ministério compraria mais.

A primeira fase de imunização será para crianças na faixa etária de 10 a 11 anos, que terão prioridade até março. Este grupo é o mais suscetível a hospitalizações, explicou Nísia. A ministra prevê que a imunização se estenda até o grupo com 14 anos. O ciclo de imunização para a dengue prevê duas doses com intervalo de 3 meses entre cada uma.

CASOS PODEM SUPERAR 4 MILHÕES

A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alertou que o número de casos de dengue pode ultrapassar 4,2 milhões neste ano, devido à antecipação do pico de casos. Em geral, o crescimento de casos é no fim de março e começo de abril, mas já se observa um aumento em janeiro.

O governo já começou a distribuir doses da vacina contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos em Goiás e no Distrito Federal, e planeja ampliar a faixa etária à medida que novos lotes cheguem. No entanto, a adesão às vacinas contra diversas doenças está caindo de forma significativa no Brasil, deixando o país vulnerável a uma série de doenças evitáveis, como a dengue.

5/5 - (1 {votos})